AGITO

O que é a AGITO? AGITO?

A Associação Toledana desenvolve jovens atletas na ginástica rítmica desde o ano de 1999, tendo revelado grandes nomes da modalidade para o esporte nacional e trazido resultados expressivos, como participações em Olimpíadas e medalhas em Jogos Pan-Americanos.

As atividades acontecem de segunda à sexta feira, no período do contraturno escolar para crianças iniciantes e também às que não estão aptas a estudar em período noturno. Para as demais o treinamento ocorre em período integral, desenvolvido nos Centros de Treinamentos, onde além das atividades inerentes ao esporte, é oferecido acompanhamento com ortopedista, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo, conforme avaliação dos profissionais.

As crianças são selecionadas pelas técnicas do projeto nas escolinhas de GR já existentes e em andamento no município. Na seleção, são realizados teste de aptidão física (com base no protocolo do PROESP-BR), testes de coordenação motora e alguns exercícios específicos da Ginástica Rítmica. Informamos que em busca de cumprir com os requisitos do Artigo 15 do Decreto 6.180/2007, não é feita cobrança de mensalidade dos beneficiários diretos.

No esporte de ginástica rítmica há a necessidade de treinamento diário com a orientação técnica e utilização de aparelhos com elevada precisão (bolas, fitas, arcos, cordas e maças), proporcionando uma evolução técnica e segurança para as atletas.

A equipe tem reconhecimento e projeção nacional e internacional, garantindo pódio em praticamente todas as competições que participa, desde a categoria pré-infantil à adulta, além de destaque individual de várias ginastas e participação na seleção brasileira adulto individual e de conjunto nos últimos anos. O projeto já revelou grandes nomes da ginástica nacional como destaque nacional e internacional como Nicole Muller e Ana Paula Scheffer medalhistas no Pan-americano do Rio de Janeiro em 2007. Outro destaque do projeto foi a ginasta Angélica Kvieczynski, pentacampeã brasileira. Nos Jogos Sul-Americanos na Colômbia de 2010, Angélica conquistou todas os 06 ouros nas provas que disputou. Graças aos resultados, a ginasta ganhou em 2010, 2013 e 2014 o Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta de GR, numa escolha feita por integrantes do COB, jornalistas especializados, ex-atletas, dirigentes e personalidades do esporte.

Nos anos seguintes 2015, 2016, 2017 e 2018 o projeto seguiu formando grandes atletas como as irmãs Morgana Gmach e Mayra de Fatima Gmach e vendo a consolidação de promessas com a conquista de vários prêmios de suas atletas, tornando se referência da modalidade no Brasil e recebendo várias seleções de outros países para estágio e troca de experiências.

Em 2019 a equipe da Associação Toledana, representando o Brasil conquistou o ouro em conjunto e em cinco fitas e também conseguiu várias premiações individuais no Campeonato sul-americano infantil de Ginástica Rítmica, em Lima no Peru, o que rendeu convite para as atletas e a técnica participarem de treinamentos da seleção brasileira juvenil em 2019 e 2020.

O projeto de alto rendimento da associação toledana de ginástica rítmica se tornou referência no Brasil e na américa latina pela formação de grandes atletas, profissionais na área e formação social permitindo atletas em situação de risco e vulnerabilidade social alcançarem a excelência esportiva.

PATROCINADORES
PARCEIROS